Reflexão

QUANDO O DIA MAL CHEGA


                                                   Angela Portugal

      Eu quero compartilhar com você, o que Deus ministrou ao meu coração durante o mês que eu vi o Dia mal chegar na minha casa.

      Há quase dois anos passei por momentos de dor e sofrimento por conta de uma doença que meu pai foi acometido, vindo a falecer ; e Deus gerou no meu coração uma palavra que foi sendo amadurecida , até que pude perceber que de tudo que o Senhor trabalhou e ministrou ao meu coração nesses dias, ficaram muitas lições.

      Eu sempre senti o chamado de Deus para trabalhar mais efetivamente na obra, mas sempre pensei que o momento certo seria quando eu terminasse minha segunda faculdade, já que faltava apenas um ano; ou de repente quando eu passasse no concurso para juíza ou quando fosse mais cômodo e tranquilo para mim. E Deus falou nesses dias:- É chegado o tempo!!!!

      É interessante que conhecemos de Deus, sabemos como Ele é maravilhoso, mas ás vezes nos falta algo para que nos lançemos. Temos talentos, dons, e reconhecemos que de nós mesmos não somos nada, não podemos nada, mas o que fazemos com tudo isso? Empregamos na obra de Deus, mas só um pouco, de forma que não se choque com os nossos projetos!!!

      A verdade é essa. E aí chega O Dia Mal e desconstrói todas as nossas comodidades. E aí vem O Dia Mal e você busca mais a Deus; Aí vem O Dia Mal e você fica mais sensível a voz do Espírito Santo.

      E eu quero iniciar perguntando a você: Você está preparado para enfrentar O Dia Mal?

      Grande parte das igrejas estão pregando um evangelho de facilidades. Só benção, só alegrias, oh! glória a Deus!! Eu creio totalmente em tudo o que está escrito na bíblia, eu creio que Deus tem poder, que grandes coisas estão por vir para nossa cidade, para nossa igreja e de forma muito especial para cada um de nós.

      Mas a maior coisa que pode acontecer, é você conhecer mais a Deus, entender seus desígnios; e as maiores e mais significativa mudanças que Deus pode fazer na vida de alguém, não é dar a ele bens materiais, embora eu profetizo que teremos em nossas casas o melhor dessa terra, mas as maiores mudanças que Deus pode realizar em nossas vidas são as mudanças de dentro para fora, as maiores viradas são de dentro para fora.

      A maioria das pessoas buscam tanto o Ter e pouco o Ser. E nesse afã de conquistar coisas, nos esquecemos que O Dia Mal pode chegar. Ninguém sabe a data, a hora,mas ele chega para todo mundo.

      Às vezes ele chega de forma direta na sua própria carne, outras ele chega de forma indireta, através de alguém que amamos. O Dia Mal pode ser uma doença, uma perda financeira, uma traição, uma desilusão.O Dia Mal pode ter vários nomes e várias roupagens, mas ele sempre causa dor e sofrimento.

      O clássico texto de Eclesiastes 3 nos afirma que há tempo para todas as coisas. E há tempo para o dia bom: o tempo de colher, o dia de rir, o dia de ganhar ; e há tempo para o dia mal: o tempo de chorar, o tempo de prantear, o tempo de perder.

      Todas as coisas sucedem aos bons e aos maus. A diferença é como os nossos olhos veem, como a nossa alma se comporta e como o nosso espírito fica diante de Deus. O dia mal chega à casa do ímpio e do justo.

      Eclesiastes 11:8 é claro em nos advertir : "Ainda que o homem viva muitos anos, regozige-se em todos eles, contanto deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos.

      O Dia Mal chega de forma repentina, na maioria das vezes não se anuncia, chega de surpreza, e aí o que fazer?

      Não espere o Dia Mal chegar para concluir que deve buscar mais a Deus, que você deve mergulhar mais fundo. Aproveite sua juventude, o melhor tempo de sua vida para dedicar a deus. Não espere o momento mais apropriado, o mais cômodo para buscar a Deus, porque pode ser que não haja mais tempo para colocar em prática todos os seus desejos, tudo o que você idealizou no seu coração. O momento ideal não acontecerá.

      Por vezes decidimos bem cedo, por outras o Espírito Santo diz: É AGORA!! Para algumas pessoas Deus tira o chão, tira alguem. Não espere que haja perda, que haja dor para você decidir dar a Deus toda honra e toda glória que Ele merece. E ainda que façamos tudo, seremos servos inúteis porque não fazemos mais que a nossa obrigação.

      Portanto, quando o Dia Mal chegar, em primeiro lugar NÃO MURMURE, não pergunte para Deus porque isso aconteceu contigo, não fique se lamentando porque Deus dos altos céus e uma multidão de testemunhas estão te observando para poder pesar as suas palavras. Pelas suas palavras serás justificado ou condenado.

      Quando o Dia Mal chegar tenha plena convicção que o que sobrevier a você ESTÁ NO CONTROLE DE DEUS . Nada escapa ao seu controle, não cai um fio de cabelo da nossa cabeça sem que Ele saiba. Ele tem todo o domínio, todo poder sobre todas as coisas. Ele está sensível a sua dor.

      Mas se você está passando por algo é porque é NECESSÁRIO. É necessário para Ele tratar contigo, é necessário para Ele fazer brotar vida no seu coração mesmo em momentos de dor. Para uma semente germinar ela precisa morrer.

      Quando o Dia Mal chegar FIQUE SENSÍVEL E RECEPTIVO AO QUE DEUS VAI FALAR E FAZER NESSE NOMENTO porque se você perder tempo se desesperando, pode deixar passar despercebido alguma pérola que Deus vai te entregar . Às vezes o tempo do Dia Mal serve como preparação para algo. Como o vaso pode dizer ao oleiro: - Eu acho que o vaso que o Senhor está construindo está demorando muito para ficar pronto!!!

      Ás vezes Deus pode falar como uma brisa bem suave e você nem percebe que Ele está falando, muito menos entende o que Ele está falando.

      Quando o Dia Mal chegar MERGULHE MAIS FUNDO. Existem momentos em que nós não temos muitas escolhas e quando ficam reduzidas as nossas possibilidades, as circunstâncias nos empurram à tomada de decisões. Sabe é mais ou menos assim - Se na tua frente tem o Mar Vermelho e atrás vem o exército de faraó, por mais que pareça absurdo, vamos atravessar o Mar Vermelho.

      É mais ou menos assim que Deus nos confronta a tomarmos posições. É difícil Deus agir na vida de quem é covarde, na vida de que acha tudo impossível. Deus age na vida de pessoas fracas, mas que tem coragem de decidir de se posicionar. Eu particularmente acho complicado conversar com alguem que nunca tem opinião acerca de nada.

      Nesses momentos em que somos confrontados, mergulhe na palavra, ore mais. Deus está com saudades de ouvir sua voz. você fala com tantas pessoas, mas se esquece de falar com Deus.

      Quando o Dia Mal chegar, NÃO FAÇA NADA. Nada em que você empreender sua própria força, seu conhecimento humano vai resultar em algo prático e eficaz no dia mal.

      No Dia Mal DEPENDA DE DEUS. Muitos de nós sofremos de ansiedade, somos impelidos a fazer sempre. O que eu vou fazer? é a primeira pergunta; e a resposta é: NÃO FAÇA NADA.

         Não se movimente, não fale, não desperdice. Tenha fé para descansar em Deus, tenha fé para não fazer nada e saber que Deus é aquele que fará por você. Quando eu digo não faça nada, entenda, meu amado, minha amada , o que cabe a nós fazermos, temos que fazer. Mas existem momentos que qualquer coisa que façamos não resultará em nada, não trará nenhum resultado para te tirar do dia mal.

      No Dia Mal QUEBRANTE SEU CORAÇÃO. Se derrame na presença de Deus porque um coração aflito e quebrantado Deus não despreza. Deus pode até não dar o que você está pedindo porque Ele na sua onisciência já sabe onde isso irá te levar, mas Ele te dará o melhor. E o melhor de Deus é o melhor para a nossa vida.

      Se você se quebrantar diante de Deus, se humilhar, orar, se derramar na Sua presença, Deus vai se mover em seu favor. Quando você vai em direção a Deus com sinceridade, não apenas com lábios, Ele move suas mãos em sua direção. E Deus que sonda os corações e mentes.

      No Dia Mal TRAGA A MEMÓRIA O QUE PODE TE DAR ESPERANÇA. Creia que para ganhar é necessário perder. Grandes perdas sejam em que área for, são sucedidas de grandes ganhos. Existe uma movimentação no mundo espiritual como uma lei de compensação.

      O Dia Mal vai ter fim, não vai durar para sempre. A sua dor irá acabar, Deus vai transformar seu lamento em festa; mas tire algo de bom do Dia Mal porque ele irá te ensinar muito mais do que nos dias de festa. Ouça Deus no Dia Mal, mude no Dia Mal, é isso que Deus espera de mim e de você: MUDANÇAS!!!

                                                    Angela Portugal

Um comentário:

  1. Seguindo sempre firme para o nosso alvo, as vezes a unica coisa a ser feita é simplesmente resistir ao dia mal, pois com certeza ela vai passar, grade abraço amiga

    ResponderExcluir